domingo, 26 de fevereiro de 2023

Wall of Voodoo - Call of the West


 WoV é uma banda dificil de se ouvir, por mais que seu hit "Mexican Radio" seja estranhamente grudenta (muito da sintese do som do grupo esta nela). Ainda sim, Call of the West é um disco que requer algumas audições para ser compreendido, eu mesmo levei uns bons anos para entender o som da banda e principalmente desse album. o WoV começou como uma empresa de trilha para filmes b, nas horas vagas seus integrantes se juntavam para brincar de "banda". Desse background entedemos muito som lo-fi e clima das canções.
Em geral são narrativas acompanhadas por uma guitarra muito influenciada pelas trilhas Ennio Morricone, samplers, sintetizadores, percussão e bateria eletronica. Todos na banda compoem ás músicas, mas ás letras são só Stan Ridgway (vocalista/tecladista/guitarra), ela é especialista em fazer narrativas do cotidiano, como especie de roteiro de filme independente nas letras. Os temas vão de procrastinação, vida de um empregado de uma fabrica, um casal que perder um fim de semana em Las Vegas, paranoia entre vizinhos, espiões, rádio mexicanas nas fronteiras do EUA, viagem ao oeste, etc...

Esse é um disco que na primeira audição parece que ás faixas são simples demais, mas com o tempo cresce no ouvinte. 

"Tomorrow" tem um quê ala Devo, mas com temas orientais nos sintetizadores; "Lost Weekend" caberia de boa numa trilha Lo-fi de qualquer filme do David Lynch, o clima de estrada e perdição é palpavél; "Factory" tem um som industrial e pesado, isso com inserções de elementos de faroeste e uma guitarra tocando "errado" aqui e acolá; "look At Their Way" tem uma guitarra que emula muito bem os temas de series dos anos 50 como além da imaginação, os vocais dão o clima de paranoia perfeito; "Hands Of love" tem bons momentos, mas é o elo fraco do album; "Mexican Radio" tem uns dos refrões mais estranhos e grudentos que já ouvi, otimas percussões, syths e uma guitarra minimalista; "Spyworld" tem um clima pulsante que permeia toda faixa, a guitarra toca tempos e acordes estranhos, a percussão esta sempre presente; "They Don't Want Me" é a faixa onde a guitarra é mais evidente, principalmente pelo timbre sujo e vocais minimalista; "On Interstate 15" é uma instrumental que poderia de boa estar em qualquer trilha de um faroeste italiano; "Call Of The West" fecha épicamente o disco, com seus sintetizadores, guitarra faroeste e um dos melhores vocais do album. 
 

Infelizmente a banda não durou muito, quer dizer... Não com a formação "clássica", já que Stan saiu do grupo por causa da fama e excessos. A banda em si continou com outro vocalista, que no geral tem boas canções. Mas perdeu o seu principal letrista e a cabeça por trás do som da banda, já que assim que saiu os elementos desse disco foram juntos. Mesmo assim é um marco na estoria da música, pena que poucos conhecem além do seu hit e esta relegada a apenas mais uma banda dos anos 80.


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