quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Yiaba: Ninja Gaiden Z - Problemático, mas de longe não é tão ruim quanto a você pensa...


Muito das notas no lançamento do jogo, revelam o quanto a "critica" especializada não entendeu que Yaiba é para ser um spin-off bem zoeiro da franquia Ninja Gaiden. Reitero: SPIN-OFF, traduzindo pode fazer o quiser sem se preocupar com a cronologia original. O jogo é maravilhoso? Olha que no que se propõem faz muito bem, mas infelizmente peca em alguns pontos e tem bugs que atrapalham a jogatina.

A historia é puro filme B, com direito a piadas de baixo calão (nada tão ofensivo, mas vai da tua sensibilidade), referências e Gore. E sim jogamos com o vilão, não anti-herói e sim o cara mau, que só liga para vingança e ponto final (mesmo assim, temos uma reviravolta no final). É boa a trama? Não, longe disso, mas para o clima do jogo a narrativa segura bem a galhofa do roteiro.

Os gráficos, eu curti pacas o cell shaded, o único porém, é que a palheta de cores esconde o Yaiba no meio da horda, não é seguido, mas acontece e ás vezes ti mata de bobeira, por que você não sabe onde o personagem esta! Mas em questão de arte, é bem legal. Ás cutscenes mantém a ideia de quadrinhos com direita bordas e tudo mais, ou seja mais fora da saga impossível. Detalhe, a edição física do jogo vinha com uma mini-hq, com uma qualidade bem boa até. Pena que uma copia "usada" em geral é difícil de achar completa e pagar quase 200 conto para uma copia "lacrada" do jogo, nem f%d3nd0 vale o investimento!

O gameplay é básico, três botões de ataque, um de esquiva e um de defesa/contra-ataque (de projeteis). Sem contar o botão de pegar zumbas (ou armas). Os combos são mole de fazer, mas não exatamente precisos. Ainda temos momentos "PARKOUR" automáticos, mas ao mesmo tempo não. E que no geral era o que mais irritava no jogo, ainda mais em momentos que o jogo teimava em bugar e me matava, me fazendo repetir direto. A dificuldade no geral é justa, ainda mais se o jogador se der o trabalho de procurar os upgrades de vida e resistência (fogo, eletricidade e ácido) nos cenários. E upar sempre o Yaiba quanto dar level up. E não esqueça de executar os inimigos para conservar a barra de energia. Se não, você estará criando um modo HARDCORE sem querer, e convenhamos a dificuldade já é alta.
O que incomoda é que algumas sessões e chefes, tem uma forçada f0d4 na dificuldade artificial, pondo muitos sub-chefes além dos minions. E nos chefes, n fases que se você morrer, vai ter que jogar TUDO de novo! O último Boss tem 5 fases! Uma mais que chata que a outra... Mas tem certos porém, se o jogador prestar a atenção, verá que tem certo atalhos, ás vezes é executar algum inimigo para ter uma certa vantagem, ou seja ás "armas" (de fogo, eletricidade e ácido) que dizima mais fácil algumas hordas e ponto fracos de chefe, mas mesmo assim tem momentos muito frustrantes. Dica, jogue esse jogo em doses homeopáticas, se jogar direto é QUIT RAGE certo!

Mas agora a sacanagem suprema, é os bugs. Temos comandos que não aparecem na tela nas "QTE"s, o "parkour" ás vezes simplesmente não funciona e o Yaiba sumindo no mundo. Isso sim, é para jogar o controle na parede. Os loadings são longos, quase 1 minuto, o que não é nada demais, há não ser que você morra seguido, aí começa a ser um problema. Estranhamente nas alas "Parkour" o loading é instantâneo (por que?!!?). E em alguns cenários a câmera ti sacaneia, mas é bem menos do que eu esperava...

Agora dizer que o jogo é 2/10, ou 3/10 é sacanagem?! É que nem falar mau da parte técnica do TLoU2 por que não gostou da estória. Resumindo, os reviews (até os atuais) são extremamente injustos com o jogo. Muitos se prendem no que o jogo é Ninja Gaiden, o que na real não é e nem tenta ser. Já joguei games in-jogáveis e Yaiba esta bem longe disso. É uma diversão passageira e sem muita profundidade? Sim e se você embarcar na zoeira pode até se divertir. Se não, tem a trilogia original (e também a antiga) que pode re-jogar!

Saca só a referência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário